Comemoramos o dia da mulher com uma data especial e separada das demais, como algo excepcional e necessário.
Entendo que nossa cultura machista e nossa preocupação constante em ganhar dinheiro deixou por gerações as mulheres abandonadas a margem da sociedade e não demos a atenção necessária para o cuidado delicado desses coraçãozinhos.
Até que o grito feminino (que não foi baixo) surgiu no horizonte e tomou conta do planeta.
Por mais que surgem discussões e piadas sobre as inúmeras situações entre homens e mulheres cresci em uma geração em que as mulheres já faziam parte ativa na sociedade.
Em casa minha mãe teve uma participação direta e importante no ganha-pão da família e rebolou desde criança para competir com o universo masculino.
Aprendi desde cedo que lugar de mulher é ao lado do homem e não na frente, nem atrás.
Mas o que me deixa mais frustrado e assustado é o fato de culturas inteiras privarem as mulheres do melhor da vida e da socialização.
O dia é mais que merecido, mas acredito que a segregação das mulheres persiste por apenas um fato: Boa parte dos homens são tão imaturos e tão inseguros que não conheceram outra forma de controle a não ser pela força.
Parabéns a todas as mulheres e especialmente para as minhas (esposa, mãe, irmãs, sobrinhas e quem sabe algum dia uma filha).
Nenhum comentário:
Postar um comentário